Você tem dificuldades ou não sabe por onde começar para organizar os prontuários dos seus pacientes? 

 Se a resposta foi “SIM”, continue lendo este texto que vamos te mostrar como você pode resolver isso de forma simples e que vai fazer a diferença no seu dia a dia.

Sabemos que o prontuário é um dos documentos mais importantes que você tem!

Nele estão todas as informações do seu paciente, que são essenciais para seu trabalho e para os demais profissionais que precisam ter acesso, cada um dentro de suas atribuições.

Por isso manter os prontuários organizados e atualizados não é só uma questão de burocracia e obrigatoriedade, está diretamente relacionado à qualidade do cuidado prestado ao paciente.

O prontuário é um documento único, onde você registra todo o processo de atendimento, ou seja, todas as tarefas que você realiza durante o processo terapêutico do paciente, como dados de cadastro, anamnese, avaliação, diagnóstico, plano terapêutico, estudos de caso com a equipe, reuniões na escola. Tudo isso deve estar documentado no prontuário. Além de armazenar também os laudos, prescrições, relatórios de outros profissionais e exames que o paciente traz e que também são informações extremamente importantes sobre o paciente.  

Esse instrumento é o seu guia para formar um perfil completo sobre a pessoa que você está atendendo e ainda possibilitar a comunicação entre os membros da equipe multiprofissional.

Então como organizar o prontuário de paciente?

A correria do dia a dia e o volume de informações que precisamos anotar demandam tempo e atenção, então precisamos otimizar nossa rotina.

Separei algumas dicas para te ajudar nesse processo, e tornar os seus documentos muito mais organizados.

 1 – Separe o prontuário por categorias – Uma maneira de deixar as informações mais organizadas e fáceis de serem encontradas é separar os documentos por categorias, utilizando tags de cores diferentes para cada tipo de documento. Assim fica mais visual e fácil de localizar quando você precisar. 

Você pode dividir as informações do prontuário em: 

  •  Dados de cadastro: informações de identificação do paciente, como nome, telefone, cpf, rg, endereço. Contrato e termo de compromisso;
  •  Dados da anamnese: com a história clínica do paciente;
  • Avaliações: protocolos utilizados e relatórios;
  • Planejamento terapêutico:  canva de planejamento terapêutico, relatório, etc;
  •  Evolução dos atendimentos: registros de cada atendimento realizado.
  • Documentos externos: laudos, prescrições e relatórios de outros profissionais que você considera que são informações importantes que te ajudam na tomada de decisão a respeito da reabilitação do paciente.

Se você utiliza seus prontuários em papel, você pode colocar em fichários ou pastas com divisórias e assim você consegue separar os tipos de documentos e ir registrando os dados com mais facilidade.

Lembrando que é muito importante manter alinhado com todos da equipe e se possível deixar  um pequeno manual ou passo a passo a disposição  Para que todos utilizem o mesmo padrão de registro

2 – digitalize os documentos – Muitos profissionais da saúde ainda utilizam papéis em seus procedimentos, mas isso pode dificultar a organização e o arquivamento. 

É preciso encontrar cada folha para conferir os dados e ainda correr o risco de perder a qualidade dos materiais importantes devido ao manuseio e até mesmo com desgaste do tempo.  Com os documentos digitalizados, seguros em nuvem, que é um recurso que permite colocar os documentos em servidores online, você pode compartilhar informações com sua equipe, paciente e ainda diminuir os gastos com papel, tinta, pastas, almoxarifado.

 

3 – Use uma plataforma para organizar os prontuários – É muito importante que seja uma plataforma que ofereça segurança, legibilidade e claro, organização. Pois estamos falando de documentos que possuem informações sigilosas sobre uma pessoa. 

E a tecnologia está aí para nos auxiliar, e não tem como manter organizado e prático sem utilizá-la ao nosso favor.  Por isso, considere abandonar todo o esforço manual.

Cada vez que o paciente passa por um exame, consulta ou procedimento, essa plataforma atualiza os dados em sua ficha e os torna disponíveis para toda a equipe.

O prontuário eletrônico torna o atendimento mais seguro e assertivo, além de facilitar o manuseio das informações e melhorar a comunicação entre os profissionais. E assim, você consegue dedicar mais tempo ao atendimento humanizado.

E o melhor de tudo é que você pode acessar de qualquer dispositivo usando o seu login e senha.

Se um paciente te ligar e você está fora do consultório, você pode ver o prontuário pelo seu celular. E sabe qual é o resultado disso?

Aumento da produtividade, da organização e da satisfação dos profissionais e pacientes.

O Mais Terapias é ideal para profissionais da saúde e pode te ajudar a organizar de vez os prontuários dos seus pacientes e todos os procedimentos que envolvem suas atividades.

O nosso sistema é personalizável, você organiza os documentos conforme as suas necessidades.

Você cadastra as categorias de registro de acordo com cada tipo de documento, utiliza cores para diferenciar e fica tudo registrado em uma timeline, no perfil do seu paciente, onde tem também as informações de cadastro, foto, dados do responsável e identificação de outros profissionais que atendem o seu paciente. 

Além disso, o sistema oferece possibilidade de interações, ou seja, os registros no Mais Terapias não ficam apenas arquivados e inertes, ele possibilita o fluxo de informações, a transferência de conhecimento através de compartilhamento de registros com o paciente e equipe.

 Você oferece um espaço seguro para o paciente acessar informações importantes sobre a sua saúde, acompanhar a sua evolução, revisitar as orientações passadas a ele, seja em formato de texto, imagens ou vídeos. Sempre que ele quiser!

O prontuário é um documento que pertence ao paciente e cabe a cada profissional pensar em formas mais transparentes de oferecer acesso a essas informações. E a nossa plataforma traz essa oportunidade. 

Então se você quer mais praticidade e uma melhor gestão dos seus atendimentos, quer organizar os prontuários de forma prática e otimizar o atendimento aos pacientes, faça o seu cadastro no Mais Terapias e veja a diferença que pode trazer para sua rotina!

Aproveite essa oportunidade. É gratuito!

Deixe aqui nos comentários qual sua maior dificuldade hoje nos atendimentos, pois queremos te ajudar! 

E até a próxima! 

Assista ao conteúdo em vídeo: