Conquistar novos pacientes e mantê-los fieis é um assunto que muitos profissionais da saúde possuem dúvida e não sabem muito bem o que precisa ser feito para ter resultados
Hoje existem mais de 2.000.000 ( 2 milhões) de profissionais da saúde no mercado, sendo eles, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentre outros..
E muitas vezes ficamos em dúvidas em como podemos nos destacar para atrair mais pacientes.
Para atrair mais pacientes precisamos entender mais sobre eles e com isso também, estar presente nos locais onde o seu público está.
Um dos locais é a internet.
Hoje, sabemos o quanto a internet está presente na vida de todos, tanto para nós profissionais da saúde quanto para nossos pacientes
Precisamos saber utilizar as ferramentas do digital ao nosso favor e de acordo com o conselho de cada profissão.
Então vamos para o primeiro ponto:
1 – É muito importante você conhecer seu público.
Conhecendo a fundo quem são as pessoas que mais precisam do seu atendimento, você consegue ter uma comunicação mais voltada para eles, conseguindo entender as maiores dificuldades e desejos que eles possuem.
Sua comunicação como um todo precisa estar direcionada para eles, pois quem quer falar com todo mundo, acaba não falando com ninguém.
Exemplo: se você é psicóloga para casais, sua comunicação precisa ser direcionada para esse público, para as questões que você trata. e seu posicionamento e ambiente que se encontra também fazem parte da comunicação.
2 – Tenha um atendimento humanizado
Normalmente os pacientes vão procurar seu atendimento para tratar algum problema de saúde, alguma dificuldade que estão tendo, e isso as vezes é desconfortável pra eles.
Por isso, dar atenção às queixas, explicar os procedimentos de forma clara, didática e sanar as dúvidas será um diferencial no seu atendimento com o paciente, transmitindo confiança.
Com o atendimento sendo satisfatório ao paciente, com certeza ele voltará e poderá te indicar para outras pessoas. O famoso indicação boca a boca, esse nunca falha.
- Aposte na tecnologia para seus atendimentos.
Uma plataforma digital voltada exclusivamente para profissionais da saúde com certeza te ajudará neste ponto, e nossa plataforma Mais Terapias traz ferramentas eficientes para organizar os documentos conforme as suas necessidades, além de ser interativo proporcionando o compartilhamento de registros com o paciente e equipe.
Com ele você consegue oferecer um atendimento com mais agilidade e mantendo a segurança das informações.
Na plataforma você consegue organizar seus atendimentos de forma personalizada, gerenciar seu financeiro, a agenda, criar e atualizar os prontuários eletrônicos, tendo mais praticidade no seu dia a dia.
Aproveite para conhecer nossa plataforma, ela é gratuita.
4 – Posicione sua marca no digital
Me diga nos comentários, como você quer ser lembrado? Qual imagem você quer que seus pacientes tenham quando se lembram de você ou do seu consultório?
Com isso é muito importante pensarmos de forma estratégica como será seu posicionamento na internet.
Existem várias plataformas onde você pode se posicionar de forma profissional e ser encontrado por pessoas que se interessam por seu atendimento.
Graças às ferramentas atuais, é possível aparecer no exato momento em que um paciente em potencial está procurando pelo serviço de saúde.
Esse é um dos motivos pelos quais muitos profissionais da saúde têm investido cada vez mais em marketing digital.
Vamos citar algumas ferramentas que você pode implementar para conseguir atrair mais pacientes:
* Ter um site profissional: o site funciona como uma vitrine, onde você inclui informações importantes sobre seus serviços, como você pode ajudar os pacientes, incluir pontos de autoridade, depoimentos e referências de pacientes e tirar as principais dúvidas. Tudo com foco para passar confiança a quem precisa dos seus serviços e querer ser atendido por você.
* Criar um blog: muitas pessoas acham que esse meio não funciona mais, mas estão enganados.
Além de ser um espaço para você incluir artigos com assuntos que possam ajudar seus pacientes, auxilia no mecanismo de busca que é um conjunto de técnicas conhecido como SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), onde ajudam um site ou blog a ter um melhor ranqueamento e aparecer entre as primeiras posições em uma busca orgânica do Google.
* Canal no Youtube: neste espaço você pode incluir vídeos de dicas e conscientização sobre questões da saúde, assim fortalecer sua marca, tornar-se autoridade no assunto e consequentemente atrair mais pacientes não só da sua região, mas também em todo o país.
* Instagram profissional: não utilize as redes sociais apenas para uso pessoal, pois essa ferramenta é muito forte para manter um relacionamento com seus seguidores, uma grande oportunidade para você entregar conteúdos de valor para seu público e conseguir entender mais a fundo as principais dúvidas e desejos que eles possuem, conseguindo resolver os problemas do seu público.
Mais tarde, quando o paciente estiver buscando serviços de saúde, as chances de lembrar de você e te escolher serão altas.
Cada plataforma possui suas especificidades e estratégias para ser encontrado e atrair mais pacientes.
Saiba utilizar de forma estratégica cada plataforma, mas se você está começando agora, foque em 1 ou 2 a princípio, para ir conquistando seu espaço e manter constância.
E essas foram as 4 dicas para conseguir atrair mais pacientes, espero que esse conteúdo tenha te ajudado e se você ficar com qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários que vamos te responder, ou nos envie uma mensagem no nosso instagram que é @mais.terapias.
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Escrito por:
Nossa founder e fonoaudióloga com experiência de 6 anos no atendimento de crianças com necessidades especiais em formato multidisciplinar, encontrou todas as dores que focamos em resolver quando foi atender em clinica particular, ela é a nossa guia e tem o desafio de fazer a ponte entre a área de desenvolvimento e os usuários finais.