Você já ouviu alguma dessas frases?
“meu filho vai para a terapia para brincar”
“Preciso de um relatório para amanhã”
“Quantas sessões ele ainda precisa?”
Essas são frases muito comuns na clínica terapêutica. Isso acontece quando o processo terapêutico ainda não ficou claro para o paciente/família. E o que ele vê e reconhece como o atendimento que está recebendo é o que acontece na sala de terapia.
O atendimento não é “só” o tempo de intervenção em si, mas também todo o planejamento antes, durante e depois da sessão. Focado nas necessidades do paciente e nos objetivos da terapia. E isso precisa estar claro para ele.
Quando você realiza a avaliação do seu paciente, você está atendendo.
Quando você organiza o planejamento terapêutico, você está atendendo.
Quando você orienta a família e prepara um material de apoio, você está atendendo.
Quando você dá suporte esclarecendo dúvidas por whatsapp, você está atendendo.
Quando você faz uma reunião de equipe para discutir o caso, você está atendendo.
Quando você faz um relatório descritivo do paciente, você está atendendo.
Quando você faz uma visita à escola do paciente, você está atendendo.
Quando você faz uma reunião com a família para esclarecer o processo e explicar o seu trabalho e escutar a família, você está atendendo.
Seu paciente/família tem clareza desse processo?
Por trás do trabalho que se vê existe um processo interno acontecendo e que é fundamental para o sucesso do processo terapêutico.
Coletar dados, avaliar, conectar pontos, planejar, estruturar, organizar, executar, engajar, orientar, são ações constantes no dia a dia dos terapeutas da saúde. 🤯 São a base para que o #brincar se manifeste da forma mais funcional, plural e diversa possível!
Estamos tão acostumados a valorizar mais o que enxergamos e preocupados com o resultado final, que muitas vezes não reconhecemos o valor do processo, a importância de cada ponto dessa jornada. Por vezes as atividades internas são ignoradas até por quem as executa.
O seu atendimento vai além da sessão terapêutica e você deve reconhecer isso primeiro. Enxergue o trabalho que você está fazendo e ninguém mais está vendo. Valorize-o! Se não fosse ele, o que está à vista não seria possível.
Você tem reservado um tempo para os processos internos?
Escrito por:
Nossa founder e fonoaudióloga com experiência de 6 anos no atendimento de crianças com necessidades especiais em formato multidisciplinar, encontrou todas as dores que focamos em resolver quando foi atender em clinica particular, ela é a nossa guia e tem o desafio de fazer a ponte entre a área de desenvolvimento e os usuários finais.