Terapeuta, você sabe quais os tipos de atendimentos você pode fazer?
Bom, nesse texto vou te mostrar os tipos de atendimentos que foram regulamentados e agora permitidos em diversas áreas da saúde.
Há pouco mais de 2 anos o atendimento à distância com apoio da tecnologia se tornou uma realidade para grande parte dos profissionais da saúde e seus pacientes.
Esse formato de atendimento possibilitou, em meio ao caos da pandemia, que as pessoas que precisavam pudessem continuar recebendo assistência da maneira mais segura possível.
Passado o período mais crítico da pandemia, os atendimentos presenciais voltaram, mas muitos profissionais seguiram atendendo nessa modalidade. Hoje em dia nós encontramos médicos em diversas especialidades atendendo online, fonoaudiólogos, psicólogos.
Muitos profissionais e pacientes se adaptaram a esse formato de atendimento, que foi acelerado pela pandemia e que hoje continua sendo realidade em vários setores da saúde, diminui barreiras geográficas e amplia as possibilidades de atendimentos.
Cada profissional tem autonomia e independência para determinar quais clientes ou casos podem ser atendidos ou acompanhados em telessaúde e essa decisão deve ser baseada sempre no benefício e segurança dos seus clientes.
Portanto, existem casos em que se faz necessário atendimento presencial.
Em telessaúde o profissional pode optar pelo atendimento síncrono, assíncrono ou híbrido.
E eu vou te contar a diferença entre eles.
– A modalidade Síncrona: É qualquer forma de comunicação a distância realizada em tempo real. Você, terapeuta e o paciente vão estar interagindo em tempo real.
– Assíncrona: qualquer forma de comunicação a distância não realizada em tempo real. Nesse caso inclui vídeos pré gravados, arquivos de dados, fotos, imagens, comunicações eletrônicas, como plataformas digitais, mensagens de texto ou correspondências por e-mail.
E nós temos também o cuidado híbrido, que pode ser a mistura de atendimento síncrono e atividades envolvendo a modalidade assíncrona, com uso de recursos tecnológicos para monitoramento da saúde a distância.
Podemos também utilizar o termo cuidado híbrido para os casos em que se faz o atendimento presencial incluindo modalidades da teleconsulta , como síncrono e/ou assíncrono. Exemplo, se o profissional realiza as avaliações presenciais e depois segue o acompanhamento por teleconsulta síncrona ou assíncrona. Ou o profissional que faz os atendimentos presenciais, mas utiliza recursos digitais para o monitoramento a distância
O cuidado híbrido, associando soluções de prestação de serviço de saúde baseadas em cuidado a distância com a prestação tradicional de assistência presencial impacta positivamente a jornada do paciente no que se refere ao cuidado contínuo.
Com a teleconsulta, precisamos manter a mesma qualidade de um atendimento presencial, ter o consentimento do paciente ou responsável, ser algo combinado entre todos, e preparar o material de acordo com a realidade de cada família, utilizar de estratégias diferentes para alcançar os objetivos do tratamento .
E como pode ser feita essa teleconsulta?
Podemos utilizar plataformas seguras para fazer esse atendimento online, como skype, zoom, meet.
Aqui é muito importante que caso você ainda não tenha utilizado essas plataformas, faça um teste antes sem o paciente, abra a plataforma, veja como funciona, assim você fica mais confiante e passa as orientações aos pacientes ou responsáveis com segurança.
Mas e como ficam as informações dos atendimentos?
Tudo se mantém de forma confidencial, garantindo a privacidade de cada paciente.
Você pode utilizar uma plataforma para compartilhar os materiais de forma segura, como fotos e vídeos. O Mais Terapias tem essa funcionalidade de compartilhamento de informações, onde o paciente, a família, o terapeuta e também a equipe que esteja envolvida no atendimento, tenham acesso às informações e materiais para evolução do paciente, tudo de forma a garantir a segurança de todos documentos e possibilitar um cuidado integrado.
E como faço os registros do prontuário?
Você precisa manter o registro em prontuário da mesma forma que o presencial, guardar as informações e registrar que foi realizada uma teleconsulta.
Veja aqui como você pode organizar o prontuário de maneira fácil e prática.
O atendimento por teleconsulta amplia a nossa área de atuação, alcança mais pessoas que muitas vezes precisam de atendimento em determinada área, mas tem dificuldade de encontrar o profissional especialista na sua região.
Seguindo as recomendações de cada conselho profissional, com ética e respeito a cada cliente e suas demandas, é possível desenvolver um trabalho tão excelente quanto é desenvolvido presencialmente.
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