Se você é profissional da saúde e tem dificuldades em fazer a gestão financeira dos seus atendimentos, confira 3 estratégias simples que você pode começar a fazer hoje e ter resultados positivos.
Já trabalhei muitos anos como fonoaudióloga e sei das dificuldades que envolvem a gestão financeira, por isso trouxe esse conteúdo para ajudar você.
Para começar, porque é tão importante fazer a gestão financeira dos atendimentos?
Assim como nós temos todo um processo e ações que precisam ser realizadas com cada paciente que se atende, na gestão financeira também existem esses processos, para cuidar do dinheiro proveniente dos atendimentos.
Seja você que é autônomo, possui consultório próprio, atende a domicilio ou em outros consultórios, é preciso ter controle e saber gerir esse dinheiro.
Primeira dica: separar conta física e a conta jurídica -Não pague contas da pessoa física na pessoa jurídica e vice-versa. Muita gente comete esse erro que parece pequeno, mas que pode causar um estrago muito grande no seu trabalho.
Se possível, tenha contas bancárias separadas para seu uso pessoal e outra para seus negócios.
Segunda dica: Controle do fluxo de caixa. Basicamente é você controlar toda movimentação financeira das entradas (toda receita que você possui com os atendimento) e as saídas (todo custo e despesa que envolvem no seu trabalho, seja aluguel que precisa pagar, água, luz, combustível..)
Aqui você tem 3 opções:
1 – Anotar no caderninho – as pessoas faziam assim quando não tinham toda tecnologia que possuímos hoje para nos auxiliar, fora o risco de se perderem no meio das anotações.
2 – Planilha de excel – já te auxilia, pois é possível inserir fórmulas específicas para te ajudar a visualizar os números, podendo subir no google drive e acessar pelo celular, mas ainda é um procedimento bem manual e requer conhecimento no excel. Para algumas pessoas pode ser muito complexo.
3 – Plataforma de gestão – além de organizar sua agenda, documentos, cadastros e acompanhamentos dos pacientes, ainda possui controle do seu financeiro, que são as funcionalidades da plataforma Mais Terapias, que é dedicada exclusivamente aos profissionais da saúde.
Terceira dica: Análise dos resultados e planejamento.
Com os dados organizados por meio da plataforma Mais Terapias, você terá informações claras em tempo real sobre como está a saúde financeira, podendo ter acesso no seu celular ou computador.
E com essas informações você consegue fazer um planejamento assertivo de quais ações devem ser tomadas, se será possível abrir uma clínica, ampliar o espaço, aumentar o ticket dos serviços, diminuir custos, aumentar sua lucratividade!
Por meio dessa gestão você consegue ter uma visão mais ampla do seu negócio e se planejar de forma mais assertiva.
Controlando quanto de dinheiro entra, quem pagou, quem precisa cobrar, e se você não faz isso, pode virar bagunça.
E algo muito importante de se lembrar, essa gestão financeira precisa acontecer todos os dias! Precisa estar dentro da sua rotina.
Bom, espero que você tenha gostado desse conteúdo e que ele tenha te ajudado a clarear sobre a gestão financeira dos seus atendimentos como profissional da saúde.
Deixe aqui nos comentários qual sua maior dificuldade hoje nos atendimentos, pois queremos te ajudar!
E até a próxima!
veja o conteúdo em vídeo clicando aqui
Escrito por:
Nossa founder e fonoaudióloga com experiência de 6 anos no atendimento de crianças com necessidades especiais em formato multidisciplinar, encontrou todas as dores que focamos em resolver quando foi atender em clinica particular, ela é a nossa guia e tem o desafio de fazer a ponte entre a área de desenvolvimento e os usuários finais.