O texto de hoje é para você Fonoaudiólogo, vou te mostrar como você pode elaborar o prontuário do paciente de forma simples e também as informações que não podem faltar nesse documento.

O prontuário além de ser obrigatório por lei, ele nos ajuda em todos atendimentos e procedimentos fonoaudiológico.

Nele, fazemos os registros de todos os acontecimentos, situações, informações sobre as intervenções aplicadas. Tudo o que acontece no processo terapêutico do paciente fica documentado no prontuário. 

Por isso é muito importante que o prontuário fonoaudiológico tenha uma padronização, porque assim facilita a comunicação da equipe multiprofissional e contribui com a correta continuidade do tratamento.

E como vou saber se estou fazendo o prontuário fonoaudiológico de forma correta de acordo com a legislação?

Separei 4 passos para você criar seu prontuário de forma simples, seguindo a RESOLUÇÃO CFFa nº 415 de 12 de maio de 2012

Primeiro passo: Primeira coisa que precisamos ter em mente é que nós fonoaudiólogos, precisamos guardar os prontuários dos pacientes por 10 anos.

Por isso é muito importante escolhermos onde vamos registrar os prontuários, nos dias de hoje com a tecnologia podendo ser usada a nosso favor, o prontuário eletrônico é o formato que mais traz segurança, agilidade, organização e não tem volume de papéis acumulados. Porque se você ainda utiliza os prontuários em papéis, corre o risco de acidentes, perdas, precisa ter um espaço físico… e não podemos correr esse risco, porque precisamos dos prontuários por esse período, e vamos concordar que é um bom tempo, não é mesmo?

Mas se você ainda não sabe como trazer essa facilidade para os seus atendimentos com o prontuário eletrônico, fica comigo até o final desse texto  porque vou te mostrar como você pode utilizar o Mais Terapias para registrar seus prontuários, tenho certeza que você vai se surpreender.

Segundo passo: Identificação do paciente.

O prontuário do paciente precisa ter informações completas e na abertura de prontuário, é  preciso ter os seguintes dados:

RG, CPF, nome completo, data de nascimento, sexo, filiação e responsável legal, nacionalidade, naturalidade, endereço completo, telefones e dados da anamnese fonoaudiológica ou entrevista.

Terceiro passo: Nos casos de primeiro registro em prontuários já existentes ou de acesso à equipe multidisciplinar:

  1.   Data e horário do atendimento;
  2.   Dados da anamnese ou entrevista fonoaudiológica;
  3.   Testes e exames fonoaudiológicos realizados pelo profissional, com laudo das avaliações já concluídas;
  4.   Encaminhamentos realizados e retornos recebidos (transcrição ou cópia de exames, pareceres ou relatórios);
  5.   Diagnóstico fonoaudiológico, prescrição da conduta fonoaudiológica e recomendações à equipe;
  6.   Registro das orientações ao paciente/responsável ou cuidador.

Quarto passo: Depois de ter feito a identificação do paciente e o registro anterior, vai ser necessário realizar as seguintes anotações:

  1.   Data e horário do atendimento;
  2.   Evolução do quadro e procedimentos realizados;
  3.   Informações sobre as condições clínicas/estado geral do paciente no momento da intervenção/consulta;
  4.   Descrição de eventuais impedimentos para a realização da conduta fonoaudiológica;
  5.   Registro dos contatos com outros profissionais envolvidos no caso e condutas adotadas em conjunto;
  6.   Testes e exames fonoaudiológicos realizados pelo profissional, com resultados e laudo das avaliações já concluídas;
  7.   Registro das faltas e atrasos.
  8.   Registro de encerramento por ocasião de alta, suspensão, abandono, ou óbito.

Após você conferir se está fazendo todos esses registros, é importante ressaltar que fica a critério do Fonoaudiólogo anexar outras informações relevantes referentes ao pacientes, cópias de exames, assim como exames adicionais. 

Recomendo que você leia sobre os  7 maiores erros que você deve evitar na organização do prontuário do paciente, é só clicar aqui.

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