Todos nós temos objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais, de curto, médio ou longo prazo. Eles fazem parte da nossa vida. 

Definir metas nos ajudam a ter direção, foco, motivação e clareza sobre as ações necessárias para alcançar esses objetivos. 

O método SMART foi originalmente pensado para empresas. Apesar de não ter um consenso sobre o autor dessa metodologia, ela é atribuída a  George Doran, por ser o primeiro a documentar um artigo sobre esta sigla, em 1981.  Independente da origem deste conceito, o conhecimento sobre ele foi tão relevante que diversas empresas começaram a desenvolver formas de aplicá-lo.

Com o tempo, ele começou a ser utilizado para diversas situações, auxiliando na definição de metas pessoais, profissionais, individuais ou coletivas.

Sua forma de aplicação é bastante simples, vamos conhecer?

Quando você for definir uma meta, tenha em mente a palavra SMART. 

É um acrônimo  que significa: 

 S – specific – específica

M – measurable – mensurável

A – Achievable –  alcançável

R- Relevant – relevante

T – timed – cronometrada

 

 S- Specific (específica)  – O método sugere que a meta deve ser específica. Quanto menos específico for nosso objetivo, mais difícil será identificar o tempo necessário para concluir e como acompanhar o seu progresso.

Para tornar o objetivo específico, 5 perguntas devem ser respondidas:

Quem: Quem está envolvido neste objetivo?

O que: O que eu quero realizar?

Onde: onde esse objetivo deve ser alcançado?

Quando: quando desejo atingir essa meta?

Por que: Por que desejo atingir essa meta?

 

Por exemplo, uma meta aberta seria, “quero aprender uma língua estrangeira”. Uma meta específica seria, “quero fazer um intercâmbio de 1 ano em um país de lingua inglesa para ter fluência no idioma”.  

 

M – measurable (mensurável) –  Alguns objetivos podem ser medidos com a resposta sim ou não. Para outros são necessários o uso de algumas métricas. A chave para a medição é que ela reflita com precisão o progresso. 

Para tornar uma meta mensurável, pergunte-se:

Quantos / quanto?

Como posso saber se alcancei meu objetivo?

Qual é o meu indicador de progresso?

 

Por exemplo: Neste intercâmbio farei uma imersão da língua, que acontecerá em um curso de inglês para estrangeiros, 4 vezes por semana com aulas de 4 horas por dia. Medirei o aumento do vocabulário e  compreensão de textos. 

 

A – Achievable  (alcançável) – A meta deve ser possível de alcançar, ao mesmo tempo que é  desafiadora. Se ela é possível, eu consigo encontrar maneiras de realizá-la.  Para ser um objetivo alcançável devemos responder às seguintes perguntas: 

Qual o plano de ação?

Temos recursos e capacidades necessários para atingir o objetivo? Se não temos, o que falta?

Metas bem projetadas fornecem clareza de ação. Se as ações não forem claras, ou exigirem um grande número de ações, devemos considerar quebrar o objetivo principal em vários objetivos específicos, atingíveis e gerenciáveis.

 

R- Relevant (relevante) –  Muitas vezes focamos nos objetivos errados e nos confundimos em meio a muitas informações e metas que não são relevantes e não nos ajudam a alcançar aquilo que realmente queremos. Precisamos de uma estratégia que nos ajude a monitorar nossas metas a fim de certificar que estamos perseguindo nossos objetivos mais relevantes.

Reflita sobre o que é relevante para você e assim não perderá o foco no processo.

 

T – timed  (cronometrada) –  Pode ser concluída em um tempo razoável? Quando colocamos um prazo para uma meta ser cumprida, nós conseguimos monitorar o progresso, seguir um planejamento equilibrado e revisitar quando for necessário. 

 

E então, o que achou deste exercício? Consegue perceber sua aplicabilidade em vários contextos? 

Você pode utilizá-lo nos seus objetivos de vida, de estudos, nas suas metas profissionais e até mesmo na definição de objetivos com seus pacientes. 

Importante compreender que o estabelecimento de metas é um processo contínuo de ação, avaliação e revisão. A vida está sempre em movimento, e assim como a vida é dinâmica, os objetivos também são. 

Ao usar o método  SMART, mantenha-se flexível e motivado, reservando tempo para reavaliar suas metas regularmente. 

 

“A única constante é a mudança.”

Heráclito

Confira este conteúdo em vídeo: