Muitas vezes, como profissionais de saúde, ficamos tão preocupados em avaliar e passar informações e orientações para nossos pacientes, que acabamos nos esquecendo da importância de realmente escutá-los. Escutar não significa apenas ouvir as palavras que o paciente diz, mas sim estar presente, prestando atenção ao que ele está dizendo e compreendendo suas necessidades, preocupações e expectativas em relação ao tratamento.
Você já deve ter passado por algum atendimento em saúde, como uma consulta médica, por exemplo, em que foi atendido, o profissional falou com você, coletou informações, preencheu formulário, prescreveu um tratamento, mas você saiu da consulta sem se sentir escutado. Talvez você tenha saído da consulta se sentindo inseguro com relação ao tratamento, desconectado daquela interação com o profissional que te atendeu e com o sentimento de que não foi bem atendido. Esse é o típico profissional que não escuta o paciente, apenas ouve, um profissional mais focado em preencher formulários ou seguir protocolos do que em ouvir as preocupações e necessidades do paciente.
Infelizmente, essa é uma queixa muito comum no setor da saúde, de pacientes que não se sentem bem atendidos em suas necessidades. E muitas vezes a razão disso não é pela falta de recursos, mas pela falta de atitude de profissionais que não se preocupam em aperfeiçoar suas habilidades interpessoais. A escuta ativa é uma técnica que demanda uma postura ativa e intencional na interação com o outro, sendo seu principal objetivo aprimorar a habilidade de compreender o que o outro está dizendo. Essa prática torna a comunicação mais eficaz e a relação mais próxima e humanizada.
Por que é tão importante saber escutar de verdade o paciente? Os benefícios da escuta ativa são muitos, tanto para o paciente quanto para o profissional de saúde. Quando o paciente se sente ouvido e compreendido, ele se sente mais seguro e confiante em relação ao tratamento, e se torna mais participativo também. Ele sai do atendimento com a percepção de que foi bem atendido. Além disso, a escuta ativa também pode ajudar na identificação de possíveis problemas ou necessidades que possam ter sido negligenciados em outras consultas. Já para o profissional de saúde, a escuta ativa permite uma melhor compreensão do paciente como um todo, ajudando a identificar possíveis causas para seus sintomas e a traçar um plano de tratamento mais individualizado e eficaz. Além disso, a escuta ativa também pode ajudar a diminuir o estresse e a fadiga do profissional, ao tornar a consulta mais fluida e agradável.
Por isso, é fundamental que o profissional de saúde se dedique a aprimorar suas habilidades de escuta ativa para oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente. Quando o paciente se sente acolhido e compreendido, há uma melhoria significativa na qualidade do tratamento e na relação entre paciente e profissional. Isso resulta em um ambiente mais saudável e produtivo para todos os envolvidos, além de contribuir para a construção de uma saúde mais humanizada e centrada no paciente. Vamos juntos, como profissionais de saúde, nos dedicarmos a ouvir e compreender verdadeiramente nossos pacientes, para que eles se sintam cuidados e acolhidos em suas necessidades.
Escrito por:
Nossa founder e fonoaudióloga com experiência de 6 anos no atendimento de crianças com necessidades especiais em formato multidisciplinar, encontrou todas as dores que focamos em resolver quando foi atender em clinica particular, ela é a nossa guia e tem o desafio de fazer a ponte entre a área de desenvolvimento e os usuários finais.