Adesão ao tratamento é um desafio para muitos pacientes que buscam a reabilitação. Diversos fatores podem influenciar nessa dificuldade, como falta de compreensão dos benefícios do tratamento, falta de tempo, dificuldades financeiras, falta de apoio da família, entre outros. Nesse sentido, o papel do profissional de saúde é fundamental para entender as necessidades do paciente e ajudá-lo a superar as barreiras que possam estar impedindo a adesão ao tratamento.
Para auxiliar o paciente na adesão ao tratamento, é necessário compreender as causas da falta de adesão, educar o paciente sobre a importância do tratamento e estabelecer metas realistas. O profissional de saúde também pode incentivar o paciente a aderir ao tratamento, oferecer suporte emocional e reconhecer suas conquistas. Além disso, é importante facilitar o acesso ao tratamento, envolver a família e amigos no processo e ajustar o tratamento, se necessário.
Oferecer orientações práticas e adaptáveis à rotina do paciente é uma parte importante do papel do profissional de saúde na falta de adesão ao tratamento. É fundamental que o profissional de saúde tenha empatia e sensibilidade para entender as necessidades do paciente e ajudá-lo a alcançar seus objetivos e desejos relacionados à qualidade de vida.
O paciente deve ser o protagonista de sua própria saúde e assumir a responsabilidade por sua recuperação. O papel do profissional de saúde é auxiliar e orientar o paciente nesse processo, respeitando sua singularidade e necessidades específicas. É preciso ter um olhar mais humano e individualizado em relação ao paciente, reconhecendo que cada um tem uma história única e que merece um tratamento personalizado.
Escrito por:
Nossa founder e fonoaudióloga com experiência de 6 anos no atendimento de crianças com necessidades especiais em formato multidisciplinar, encontrou todas as dores que focamos em resolver quando foi atender em clinica particular, ela é a nossa guia e tem o desafio de fazer a ponte entre a área de desenvolvimento e os usuários finais.