O processo de reabilitação de uma pessoa, seja ela uma criança, um adulto ou idoso, é complexo e exige um olhar integrado de quem está prestando o cuidado. e para que a gente consiga ampliar nosso olhar, a gente precisa de uma equipe envolvida e uma dinâmica de trabalho organizada.
Independente se essa equipe está atuando no mesmo local ou não, mesmo quando você atende sozinho num consultório, você precisa considerar os demais profissionais que atendem seu paciente. Querendo ou não, conhecendo ou não esses profissionais, vocês formam a equipe que está acompanhando aquele paciente.
Como está o relacionamento com essa equipe? Vocês conseguem trocar informações? Vocês conversam sobre o caso? Vocês alinham os objetivos terapêuticos?
Como vocês fazem esse processo?
Eu sei que o trabalho em equipe envolve desafios de comunicação, de método de trabalho, distâncias, dificuldade de encaixar horários para reuniões e discussões de casos, resistências, barreiras que impedem que um grupo de profissionais funcione de fato como uma equipe multiprofissional. Isso acontece até mesmo com quem está no mesmo local de trabalho.
Existe uma série de fatores éticos, de comportamento, de intenções que impactam na qualidade dessas relações,
Mas também existem processos que se bem estruturados e organizados, minimizam essas barreiras e ajudam a tornar essas relações mais harmônicas, trazendo mais efetividade no processo terapêutico do paciente como um todo.
Aqui no Mais Terapias nós também trabalhamos como uma equipe multi e enfrentamos vários desafios de comunicação também.
Principalmente quando estávamos estruturando os processos. Se cada ideia que surgir, a gente não anotar e não compartilhar, essa ideia evapora, cai no esquecimento.
Se a gente definir uma ação em conjunto e não alinhar o papel de cada um nessa ação, ela também vai se perder no caminho. E como uma equipe, nós temos objetivos em comum. Então todo e qualquer direcionamento que a gente segue, tem um porquê, e cada um tem a sua responsabilidade para dar o seguimento necessário para fazer as coisas acontecerem.
E se a gente não tem esses processos estruturados, como vamos medir os resultados? Como identificar em qual etapa estamos daquilo que foi combinado entre a equipe? Como vamos saber o que precisa ser ajustado nesse caminho?
Então, nós estruturamos ferramentas de uso compartilhado e lá a gente consegue registrar e acompanhar nossas ações de acordo com o que definiu como equipe.
O processo de estruturação leva um tempo até todos se adaptarem ao formato, até criarmos o hábito de manter os registros atualizados, de anotar as nossas ações, compartilhá-las e entender também como priorizar.
Da mesma forma, no processo de reabilitação do paciente, em que ele é cuidado por muitas mãos, é muito importante esse alinhamento entre equipe. A organização de processos é um caminho possível para que o cuidado não fique fragmentado e a equipe consiga ter o entendimento integrado do caso, a continuidade do cuidado e uma comunicação efetiva. que são pilares importantes para manter a qualidade da assistência ao paciente.
Adotar um método de trabalho de acompanhamento de informações do caso e comunicação entre a equipe é um ponto importante no processo, para o acompanhamento de ações e metas entre a equipe e uma fonte de dados para a avaliação de desempenho dessa equipe.
Aqui no Mais Terapias estamos sempre pensando em formas de ajudar através da nossa plataforma, trazendo funcionalidades que minimizem essas barreiras de comunicação e aproximem os envolvidos no processo de reabilitação do paciente.
E dentro da nossa plataforma você pode ter essa troca de informações em tempo real, independente do local onde você atende, se é um atendimento domiciliar, se é uma clínica multidisciplinar ou um consultório particular. Você consegue manter todos os profissionais da equipe atualizados sobre algum dado relevante do seu atendimento, que será importante para o próximo profissional que for atender o seu paciente considerar antes de iniciar o atendimento dele.
Essa dinâmica fortalece a atuação multiprofissional, ajuda a sistematizar esses processos e a documentar o processo com clareza, com organização e permite uma comunicação efetiva entre todos.
Muito falamos sobre a importância de centralizar o cuidado no nosso paciente, e se a equipe não trabalha junto, fica muito difícil trabalhar dentro desse princípio. Os nossos processos internos devem estar alinhados com o modelo de cuidado que a gente quer oferecer ao paciente. Então, se você já fez aquelas perguntas que eu fiz lá no início dessa conversa e as respostas não estão satisfatórias. Você tem pouco contato com os profissionais que formam a equipe multi e o alinhamento de objetivos não está acontecendo da forma como deveria. Quem sabe não está faltando uma iniciativa para propor uma ferramenta que ajude nessa conexão e que minimize barreiras que estão impedindo uma boa comunicação e planejamento em conjunto entre a equipe?
Se para você essa reflexão faz sentido, Te convido a fazer seu cadastro gratuito no nosso sistema e conhecer as soluções que a nossa plataforma oferece para você melhorar a comunicação com a equipe, com o paciente e família.
Assista em vídeo:
Escrito por:
Nossa founder e fonoaudióloga com experiência de 6 anos no atendimento de crianças com necessidades especiais em formato multidisciplinar, encontrou todas as dores que focamos em resolver quando foi atender em clinica particular, ela é a nossa guia e tem o desafio de fazer a ponte entre a área de desenvolvimento e os usuários finais.