Essa é a ferramenta que mais tem ajudado a engajar paciente, família e equipe multidisciplinar!

Nós, profissionais da área da saúde sabemos que o nosso trabalho não acontece somente nas sessões de atendimento.

Antes da sessão terapêutica acontecer de forma individualizada, bem embasada e satisfatória, realizamos uma boa anamnese, lançamos mão de protocolos de avaliação específicos e por meio de um raciocínio clínico definimos os objetivos. Então, traçamos o plano terapêutico.

 E não para por aí. A partir de todos esses dados, precisamos utilizar nossa criatividade para selecionar recursos e materiais que serão utilizados nos atendimentos, a fim de manter o engajamento e a motivação do nosso paciente.

Além de um trabalho em conjunto com outros profissionais que atuam com o paciente, acompanhamos ele em toda a sua jornada terapêutica, realizando avaliações de forma contínua e ajustando os processos quando necessário. 

Mostrar como funciona toda essa dinâmica e visualizá-la de forma global, é um desafio. 

Aqui no Mais Terapias estamos sempre pensando em formas de facilitar a jornada do terapeuta, do paciente e a construção dessas relações. E foi durante o nosso  planejamento que surgiu a ideia de adaptar uma ferramenta estratégica que utilizamos no Mais terapias,  para que os profissionais utilizassem também com seus pacientes.  Que é o Business Model Canvas.  Para quem não conhece é uma ferramenta de modelo de negócios que nos ajuda a visualizar a empresa como um todo e entender o que a empresa faz, para quem e porque ela faz. 

E o que eu trago hoje para você é o Canvas de Planejamento Terapêutico, que propõe organizar todos os pontos do processo terapêutico, de forma visual e dinâmica, não apenas o que vai acontecer nas sessões de terapia, mas tudo o que envolve essa jornada do paciente e todos os envolvidos.

O Canvas não substitui o relatório, mas complementa de uma forma mais prática e interativa. E a ideia é que ele seja preenchido em conjunto com a equipe multiprofissional, podendo ser utilizado também de forma individual, se for o caso.

Clica aqui para baixar o Canvas gratuito, e veja como estruturar  um plano terapêutico concreto e palpável, focado no paciente e na família.

Confira o passo a passo em vídeo: