Sabe aquela sensação de que tem algo a mais para fazer, que o dia está curto, que não conseguimos agendar mais pacientes no dia, que só trabalhamos e não temos tempo para os amigos e para a família?
Pois bem, isso pode ser um sinal que precisamos alinhar nossa gestão do tempo. Isso é uma questão que muitas pessoas possuem dificuldade em colocar em prática e acaba afetando a produtividade no geral. Então gerir o tempo de forma eficaz, significa produzir mais e melhor, no menor tempo possível.
– Importância da gestão do tempo
Antes de começar é interessante entender a importância da gestão do tempo, de modo prático é um conjunto de ações que precisamos praticar/executar todos os dias para realização das nossas tarefas de modo a manter a produtividade, diminuir o risco de assumir mais tarefas do que consegue executar, ter equilíbrio entre o trabalho e vida pessoal, ter clareza e confiança em relação às tarefas executadas e não executadas, e ainda mais manter seu bem-estar, tudo isso faz parte da gestão do tempo.
Tendo isso em mente, agora vou te mostrar os 3 principais pontos simples para você conseguir ter uma ótima gestão de tempo e atingir os resultados esperados.
– Metas
As metas são as que vão nortear as tarefas a serem executadas, portanto, é importante definir as metas a serem atingidas e elencar bem as prioridades para alcançar os resultados desejados.
Podemos usar a estratégia dos Big Wins para ajudar a alcançar nossos objetivos. Big Wins são traduzidos como “grandes vitórias”, devemos ter no máximo 2 por dia, que vão nos aproximar dos objetivos finais. Big Wins são resultados e não tarefas! Portanto, após definir suas metas, quebre-a em pedaços menores e elenque um conjunto de ações para alcançá-las. Imaginando que você estipulou um objetivo alvo para daqui alguns meses, você deve então separar essa sua meta em pedaços menores, como por semana, e definir qual progresso você deve obter diariamente para alcançar seus objetivos, e esses serão seus Big Wins!
Eles vão te auxiliar a manter o foco e fazer o que precisa para chegar onde deseja.
– Procrastinação
Essa é uma das que todos tentam fugir. Uma olhadinha nas redes sociais, uma pausa para aquele cafezinho ou para responder uma mensagem interessante, quem nunca se pegou em alguma dessas situações? O que era para ser apenas 10 minutos, se tornaram 30-40 minutos.
Mas não tem nada de errado nessas pausas, o problema é quando isso se torna um hábito. Organize pausas entre suas tarefas e evite pegar mais tarefas do que consegue concluir, isso vai te ajudar a reduzir a sensação de exaustão e ajudar a recuperar a criatividade.
Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo e aprenda a delegar tarefas, foque nas tarefas que são mais importantes para você e nas que você tem um bom desempenho. Ninguém é bom em tudo, peça apoio aos colegas de trabalho, família e seus subordinados.
Este conjunto de ações com certeza vão reduzir sua sensação de procrastinação e ajudarão a manter a mão na massa quando precisar.
– Planejamento
A chave de uma boa gestão de tempo sem dúvidas está no planejamento, executar bem esta etapa com certeza vai garantir mais produtividade e te aproximar dos resultados desejados.
Nesta fase o trabalho é dividir seu tempo de acordo com as tarefas a executar. Evite confiar na memória, tenha uma ferramenta visual para te auxiliar neste processo, como uma agenda semanal. Lembra dos Big Wins? Você deve começar preenchendo sua agenda com as tarefas para alcançar seus Big Wins e na sequência incluir as de menor prioridade.
Não esqueça de incluir sua vida pessoal em seu cronograma, todos precisamos de tempo de lazer e para cuidar da saúde, a vida não é feita apenas de trabalho.
Isso trará clareza em relação ao conjunto de tarefas como um todo, e ajudará a medir o progresso obtido.
E você já conhece a agenda do Mais Terapias? Nossa plataforma possui muitas funcionalidades para fazer a gestão completa dos atendimentos para profissionais da saúde, e ainda conta com uma agenda muito visual onde consegue organizar todos seus atendimentos, atividades necessárias e até a sua vida pessoal.
Com essa agenda, você consegue estipular um tempo para cada atividade, porque se você tiver um limite de tempo, pode colocar ainda mais disposição para fazer cada atividade nesse período.
– É preciso ter disciplina para cumprir com a agenda estipulada, mas uma rotina bem definida com suas metas e ações a executar, facilitam o processo e ajudam a reduzir a sensação de estresse e a ansiedade. E lembre-se, não precisa acelerar, basta manter a constância.
Se você conseguir aplicar esses 3 pontos, tenho certeza que você vai notar muita diferença na sua produtividade, conseguindo traçar suas metas de forma eficaz, ter mais atenção para diminuir seus momentos de procrastinação, ter um planejamento bem estruturado e uma agenda que vai te auxiliar a organizar tudo isso de forma prática e simples.
Se você gostou das dicas e fez sentido para você, compartilhe esse texto com seus amigos e familiares, porque muitas pessoas podem estar precisando desse direcionamento e um gerenciamento de tempo pode fazer a diferença na vida dessa pessoa.
Assista ao conteúdo em vídeo:
Escrito por: