O Google Meu Negócio é essencial para o profissional de saúde que quer ser encontrado facilmente pelos pacientes. Afinal, imagine se alguém decide pesquisar informações sobre seu serviço no Google e não encontra nada?
Nesse texto vou te explicar como o Google Meu Negócio funciona, listar as vantagens oferecidas para seus atendimentos como profissional da saúde e como você pode melhorar seu desempenho na ferramenta.
Profissionais da saúde que cuidam bem do seu perfil no Google Meu Negócio, mantendo sempre atualizado, acabam gerando uma demanda constante de visitantes, que estão procurando por atendimentos de especialistas.
Um usuário pesquisa no Google a especialidade, a cidade ou bairro de seu interesse. Logo, ele vai encontrar uma lista de profissionais dessa especialidade que atendam a esses critérios e, certamente, irá optar por uma entre as primeiras posições.
Outros pontos que influenciam nessa tomada de decisão é que essa pessoa que fez a pesquisa, provavelmente também irá ler comentários, avaliações, olhar fotos, clicar no link do site, até entender qual profissional é a solução correta para sua necessidade.
Essa é a “jornada” básica de um paciente, ao usar essa ferramenta.
- Então para começarmos, o que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, muito importante para profissionais e empresas a posicionarem sua presença na internet.
Assim, ao cadastrar a sua empresa na plataforma, quando alguém pesquisar pelo seu segmento, o Google vai mostrar a estas pessoas as informações cadastradas, como endereço (linkado com o Google Maps), telefone, horário de funcionamento, site etc.
Desta forma, você destaca sua empresa no Google e ajuda o usuário a te encontrar.
Primeiro, é preciso criar uma ficha do perfil e cadastrar informações sobre seus serviços.
Estas são as informações que o perfil da empresa pode exibir:
Site
Endereço
Rotas
Número de telefone
Avaliações de clientes
Horário de funcionamento
Fotos com qualidade
Posts informativos
Breve resumo da empresa
Serviços de saúde oferecidos, como visitas domiciliares, diagnósticos, telessaúde e procedimentos.
Quando os pacientes procuram um prestador de cuidados de saúde no Google, seu perfil pode aparecer nos resultados da pesquisa. Fatores como a distância e o termo buscado, o destaque do seu consultório (média de notas, número de avaliações, comentários), determinam se suas informações aparecerão na busca.
- Vantagens para o profissional da saúde aderir ao Google Meu Negócio
Com o Google Meu Negócio, sua clínica ganha maior visibilidade no Google, podendo atrair mais clientes e ampliar sua presença digital. Hoje em dia, “tudo é encontrado no Google” e também traz as informações de forma muito acessível aos usuários.
Com o cadastro bem feito da sua ficha, você pode aparecer no Google Maps de usuários que procuram por serviços como o seu na sua região. Por exemplo, se um usuário mora em Florianópolis e procura no Google “fonoaudióloga”, o Google irá mostrar uma lista de fonoaudiólogos que estão localizados perto dele e que têm um perfil otimizado no Google e com boas avaliações.
Outras vantagens são:
- Interação com os pacientes
É possível conversar com usuários, tirar dúvidas e publicar fotos do seu local de trabalho.
- Atrair mais pacientes e agendamentos
Se a sua ficha no Google meu negócio estiver com informações completas, boas avaliações, sua interação com o público for alta, mais pessoas terão a confiança de entrar em contato para agendar uma consulta e passar mais credibilidade dos seus serviços.
- Organização das informações de contato
Melhorando a experiência do seu paciente e ajudando o público a entender o horário de funcionamento da sua clínica, endereço, formas de contato, serviços e especialidades, etc.
- Geração de tráfego orgânico para o seu site
Quanto mais pessoas clicam no seu site que está cadastrado na sua ficha do Google meu negócio, as chances aumentam do seu site aparecer nos primeiros resultados de pesquisas.
- Ajuda a entender como está a percepção dos pacientes do seu negócio
Você consegue fazer uma análise dos comentários e avaliações que seus pacientes dão e, assim, consegue realizar mudanças importantes para uma boa experiência do seu atendimento.
Agora que já sabemos as vantagens, é preciso saber quais as melhores estratégias do Google Meu Negócio para profissionais da saúde
- Atualização
Quanto mais atualizadas estiverem suas informações, melhor será a experiência do usuário e mais confiança você passará ao Google.
Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas criam o perfil e esquecem dele.
As principais informações que precisam estar atualizadas são: o nome, endereço e telefone. Mas também esteja atento às informações sobre os serviços prestados, especialidade e horário de funcionamento.
O algoritmo é capaz de identificar informações antigas e começará a deixar de priorizar a sua ficha.
- Palavra-chave
Em geral, as pessoas interessadas irão pesquisar primeiro pela especialidade e também pela localização se ainda não te conhecem, por isso, é fundamental usar termos e expressões que remetam à sua áreas de atuação, métodos e abordagens que você trabalha, as demandas e público que você atende.
- Avaliação
As avaliações podem te ajudar a se destacar entre outros profissionais da saúde no Google, é uma das principais maneiras de ranquear bem a sua empresa.
Por isso, estimule seus pacientes a comentarem e a avaliarem seu atendimento, e sempre responda esses comentários.
Você pode fazer isso enviando um link de avaliação por e-mail ou WhatsApp após a consulta, perguntando se o paciente ficou satisfeito com o atendimento ou tratamento.
Se você receber uma crítica negativa, é importante responder todos com empatia, tentando entender o que aconteceu e buscar uma solução.
Viu só o quanto o Google Meu Negócio é importante para os profissionais da saúde?!
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