O mundo está mudando de maneira acelerada e rapidamente novos hábitos e estilos de vida estão sendo incorporados na nossa sociedade
A empresa WGSN é líder de previsões de tendências de consumo e recentemente lançou um estudo mostrando os novos desejos do público, o novo conceito de poder de compra e os sentimentos que mais impactarão os hábitos do consumidor.
O relatório menciona que 2020 deu inicio a uma década conectada e a consolidação da sociedade conectada vai acontecer em 2022 sendo a transparência em todos os âmbitos, uma forte tendência.
As pessoas buscam por produtos e serviços que elas possam se conectar emocionalmente de forma autêntica. Isso traz uma demanda para marcas buscarem melhores métodos de relacionamento com seus clientes. A medida que acompanhamos esse consumo baseado em emoções, conseguimos criar conexões mais humanas e melhores experiências aos clientes.
O estudo fala sobre consumo de produtos e serviços, mas estamos falando de sentimentos e emoções de PESSOAS. Sobre o que elas precisam, com o que se importam, como desejam ser atendidas.
A equipe de pesquisa identificou 4 sentimentos-chave do consumidor
- medo – Uma conferida rápida nas notícias do dia a dia (desafios políticos, crise climática, incertezas econômicas e, mais recentemente, a pandemia da Covid-19) deixa claro porque a sensação de medo está crescendo em nível global.
- dessincronização social – Dessincronização social é quando as pessoas continuam fazendo as mesmas coisas, mas cada um no seu ritmo e em momentos variados. Essa dessincronização vem afetando as comunidades e mudando a forma como as pessoas interagem entre si . O coronavírus exacerbou isso redefinindo o funcionamento das cidades, esvaziando os centros urbanos e remodelando o conceito de vida normal.
- resiliência equitativa – Em um cenário de muita incerteza e aceleração, a capacidade de resistir e se adaptar à adversidade e à mudança está se tornando uma prioridade emocional. Ao passo que as pessoas estão dispostas também a aceitar e lidar com suas emoções de uma forma mais autêntica.
- otimismo radical – “Mesmo com a volatilidade social, política e econômica dos dias atuais, progressos estão sendo feitos. Ainda há espaço para o bem no mundo.” O relatório indica que o otimismo vai ganhar espaço, trazendo uma sensação de alegria e prazer.
- Os consumidores do futuro – com base nos resultados da pesquisa esses sentimentos vão impactar no comportamento das pessoas resultando nesses 3 perfis de consuimidores:
- Estabilizadores:formado principalmente de Millennials e Geração X – priorizam a estabilidade em todos os aspectos da vida – uma reação à dessincronização e a um sentimento de incerteza crônica. Essas pessoas estão começando a deixar de lado o culto à produtividade e a optar pela aceitação radical.
- Comunitários – Composto principalmente de Millennials e pessoas da Geração X, esse grupo quer fincar raízes em suas comunidades, mas não em suas carreiras, inaugurando uma nova era do localismo.
- Novos otimistas – formado por diversos grupos etários, da Geração Z aos Baby Boomers. Porém, apesar da ampla abrangência demográfica, eles têm diversos elementos em comum – o apetite voraz pela felicidade é o mais importante deles.
Agora você pode analisar as informações e pensar em estratégias para aplicar no serviço que você oferece. Veja algumas estratégias apontadas pelo estudo que vale a reflexão para o setor da saúde:
- Simplicidade importa: Criar um ambiente que facilite a tomada de decisões e a experiência
- Experiência tranquila – Considerando o mercado das emoções (produtos e serviços pensados para o modo como nos sentimos). Consumidores buscam por serviços que ofereçam um alívio para as incertezas diárias e priorizam produtos que reduzem o estresse e a ansiedade.
- Comunicações unificadas: Em 2022, os consumidores irão notar os benefícios do comércio unificado, que reúne os diversos sistemas de canais omnichannel e os funde em um único sistema. Ao fazer isso, o comércio unificado cria uma experiência de compra única e homogênea em todos os canais: na loja, on-line e nos dispositivos eletrônicos. Ele fornece uma visibilidade única em todos os sistemas
E você, se identifica com algum desses perfis de consumidor? Consegue identificar esses perfis no público atendido por você?
Escrito por:
Nossa founder e fonoaudióloga com experiência de 6 anos no atendimento de crianças com necessidades especiais em formato multidisciplinar, encontrou todas as dores que focamos em resolver quando foi atender em clinica particular, ela é a nossa guia e tem o desafio de fazer a ponte entre a área de desenvolvimento e os usuários finais.