Todos nós temos objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais, de curto, médio ou longo prazo. Eles fazem parte da nossa vida.
Definir metas nos ajudam a ter direção, foco, motivação e clareza sobre as ações necessárias para alcançar esses objetivos.
O método SMART foi originalmente pensado para empresas. Apesar de não ter um consenso sobre o autor dessa metodologia, ela é atribuída a George Doran, por ser o primeiro a documentar um artigo sobre esta sigla, em 1981. Independente da origem deste conceito, o conhecimento sobre ele foi tão relevante que diversas empresas começaram a desenvolver formas de aplicá-lo.
Com o tempo, ele começou a ser utilizado para diversas situações, auxiliando na definição de metas pessoais, profissionais, individuais ou coletivas.
Sua forma de aplicação é bastante simples, vamos conhecer?
Quando você for definir uma meta, tenha em mente a palavra SMART.
É um acrônimo que significa:
S – specific – específica
M – measurable – mensurável
A – Achievable – alcançável
R- Relevant – relevante
T – timed – cronometrada
S- Specific (específica) – O método sugere que a meta deve ser específica. Quanto menos específico for nosso objetivo, mais difícil será identificar o tempo necessário para concluir e como acompanhar o seu progresso.
Para tornar o objetivo específico, 5 perguntas devem ser respondidas:
Quem: Quem está envolvido neste objetivo?
O que: O que eu quero realizar?
Onde: onde esse objetivo deve ser alcançado?
Quando: quando desejo atingir essa meta?
Por que: Por que desejo atingir essa meta?
Por exemplo, uma meta aberta seria, “quero aprender uma língua estrangeira”. Uma meta específica seria, “quero fazer um intercâmbio de 1 ano em um país de lingua inglesa para ter fluência no idioma”.
M – measurable (mensurável) – Alguns objetivos podem ser medidos com a resposta sim ou não. Para outros são necessários o uso de algumas métricas. A chave para a medição é que ela reflita com precisão o progresso.
Para tornar uma meta mensurável, pergunte-se:
Quantos / quanto?
Como posso saber se alcancei meu objetivo?
Qual é o meu indicador de progresso?
Por exemplo: Neste intercâmbio farei uma imersão da língua, que acontecerá em um curso de inglês para estrangeiros, 4 vezes por semana com aulas de 4 horas por dia. Medirei o aumento do vocabulário e compreensão de textos.
A – Achievable (alcançável) – A meta deve ser possível de alcançar, ao mesmo tempo que é desafiadora. Se ela é possível, eu consigo encontrar maneiras de realizá-la. Para ser um objetivo alcançável devemos responder às seguintes perguntas:
Qual o plano de ação?
Temos recursos e capacidades necessários para atingir o objetivo? Se não temos, o que falta?
Metas bem projetadas fornecem clareza de ação. Se as ações não forem claras, ou exigirem um grande número de ações, devemos considerar quebrar o objetivo principal em vários objetivos específicos, atingíveis e gerenciáveis.
R- Relevant (relevante) – Muitas vezes focamos nos objetivos errados e nos confundimos em meio a muitas informações e metas que não são relevantes e não nos ajudam a alcançar aquilo que realmente queremos. Precisamos de uma estratégia que nos ajude a monitorar nossas metas a fim de certificar que estamos perseguindo nossos objetivos mais relevantes.
Reflita sobre o que é relevante para você e assim não perderá o foco no processo.
T – timed (cronometrada) – Pode ser concluída em um tempo razoável? Quando colocamos um prazo para uma meta ser cumprida, nós conseguimos monitorar o progresso, seguir um planejamento equilibrado e revisitar quando for necessário.
E então, o que achou deste exercício? Consegue perceber sua aplicabilidade em vários contextos?
Você pode utilizá-lo nos seus objetivos de vida, de estudos, nas suas metas profissionais e até mesmo na definição de objetivos com seus pacientes.
Importante compreender que o estabelecimento de metas é um processo contínuo de ação, avaliação e revisão. A vida está sempre em movimento, e assim como a vida é dinâmica, os objetivos também são.
Ao usar o método SMART, mantenha-se flexível e motivado, reservando tempo para reavaliar suas metas regularmente.
“A única constante é a mudança.”
Heráclito
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Escrito por:
Nossa founder e fonoaudióloga com experiência de 6 anos no atendimento de crianças com necessidades especiais em formato multidisciplinar, encontrou todas as dores que focamos em resolver quando foi atender em clinica particular, ela é a nossa guia e tem o desafio de fazer a ponte entre a área de desenvolvimento e os usuários finais.