A utilização de recursos tecnológicos como aplicativos de mensagens para a comunicação entre terapeutas e pacientes é um caminho sem volta. Estes dispositivos estão inseridos no cotidiano de todos nós e fazem parte da evolução das relações humanas.
Através deles são realizadas marcações de consultas, confirmações, cancelamentos, orientações, esclarecimento de dúvidas, envio de fotos e vídeos. Este meio de interação entre terapeuta e paciente facilita o diálogo e a construção do vínculo durante o processo de reabilitação.
Com a situação da pandemia do coronavírus esta forma de comunicação se tornou essencial e em muitos casos a principal forma de troca entre profissionais de saúde e paciente, porém é preciso ter alguns cuidados na utilização desta ferramenta, como manter o sigilo dos dados, registrar as mensagens, imagens e vídeos recebidos e enviados de forma a documentá-los para resguardar o profissional e paciente na prática clínica.
É importante também estabelecer limites que podem ser combinados por meio de uma boa conversa e também registrados no contrato de atendimento. Ter consciência do que faz bem para si é o primeiro passo para conseguir impor seus limites e construir uma relação de respeito e empatia. Por um lado teremos um paciente que entende que o terapeuta nem sempre vai conseguir responder de imediato e por outro um terapeuta que compreende as necessidades dos seu paciente em dialogar fora do ambiente de terapia.
Em breve teremos novidades na plataforma relacionadas a este tema!
Escrito por:
Nossa founder e fonoaudióloga com experiência de 6 anos no atendimento de crianças com necessidades especiais em formato multidisciplinar, encontrou todas as dores que focamos em resolver quando foi atender em clinica particular, ela é a nossa guia e tem o desafio de fazer a ponte entre a área de desenvolvimento e os usuários finais.